Músico usa imagens de arquivo da Nasa para contar história sci-fi em videoclipe
Para criar o videoclipe de sua música “One Hundred Hunters”, o músico neozelandês Nigel Stanford decidiu trazer invasores até a terra, instaurando um caos no planeta.
Como filmar um evento desses daria algum trabalho, Stanford foi engenhoso: usou vídeos de arquivo da Nasa com viagens espaciais e imagens de outros acervos com testes nucleares. As naves espacias intrusas foram incluídas por ele mesmo.
O resultado pode ser visto no vídeo abaixo. É uma versão curta, mas muito inventiva de como seria se uma situação dessas se tornasse realidade (com os auto-falantes tocando música eletrônica, claro).
“Sempre amei o visual de filmes antigos e quis criar algo que usasse a estética da ‘era de ouro’ da exploração espacial”, diz o músico, se referindo ao período da corrida espacial, disputa pela exploração do espaço entre Estados Unidos e União Soviética que aconteceu na segunda metade do século 20.
Não é a primeira vez que ciência e música se cruzam no trabalho de Stanford.
Em “Automatica” (veja o vídeo abaixo), lançado em 2017, o artista aparece fazendo música ao lado de robôs em uma instalação industrial.
“Cynematics”, clipe de 2014, mostra como a energia cinética, aquela responsável pelo movimento das coisas, se transforma em som, e como o som também pode movimentar coisas –uma verdadeira aula de física.
Segundo Stanford, foi necessário cerca de um ano para produzir o vídeo, que hoje já soma mais de 16 milhões de visualizações no YouTube.
Essas obras mostram como as relações entre ciência e arte podem ser mais fortes do que imaginamos.
Para Stanford, por exemplo, os cenários alternativos que ele imagina ajudam a criar as melodias. “Penso na minha música como a trilha sonora de um filme de ficção científica que não foi feito”, conclui ele.
LEIA MAIS
Almanaque inspirado em “Jogador Nº 1” é guia dos anos 1980
‘Arquivo X’ aproximou mulheres e ciência, diz estudo
Viagens no tempo ajudam a contar história sobre escravidão em livro
Livro de Philip K. Dick sobre realidades alternativas chega ao país
Fale com o blog: scifiblogfolha@gmail.com
Siga o Instagram: @scifiblog
Acesse também pelo link folha.com/scifi