Autor de clássico ‘Duna’ ganha parque em sua homenagem nos Estados Unidos

O escritor americano Frank Herbert, autor de “Duna”, um dos maiores clássicos da ficção científica, publicado originalmente em 1965, será homenageado com um parque em Tacoma, cidade no estado de Washington onde nasceu.

O novo Dune Peninsula, nome que o espaço recebeu, ocupará uma área com cerca de 44 mil metros quadrados dentro do Point Defiance, um parque urbano com mais de 3 quilômetros quadrados de tamanho na zona portuária da cidade.

O local onde a homenagem a Herbert será feita pertencia a uma mineradora e era destinado a atividades de fundição de metal.

O investimento total para a construção do parque é de US$ 60 milhões, segundo a Metro Parks Tacoma, empresa ligada ao governo municipal que administra a área. O projeto está em andamento e deve ser finalizado ainda em 2018.

“[Frank Herbert] alcançou a grandeza literária e agora sua cidade natal reconhece suas realizações”, disse o filho do autor, Brian Herbert, no Twitter.

A homenagem, de acordo com as informações divulgadas pela Metro Parks Tacoma, parece estar apenas no nome do local. Que ela esteja dentro de um parque urbano rodeado pela natureza, porém, teria agradado ao autor.

“Duna” se passa em um futuro muito distante e segue a trajetória do herói Paul Atreides no arenoso planeta Arrakis, onde a água é escassa e o ecossistema é frágil.

Herbert cruza política, ecologia e religião em uma história que ganhou os prêmios Hugo e Nebula e rendeu ainda cinco sequências literárias escritas pelo autor — outras 15 vieram depois de sua morte.

O livro de 1965 é uma das obras de ficção científica mais vendidas de todos os tempos e inspirou filmes de sucesso como os da série “Star Wars”.

O primeiro volume e três das sequências tiveram novas edições lançadas pela editora Aleph no ano passado.

NOVO FILME

Uma nova versão cinematográfica de “Duna” está sendo filmada pelo diretor canadense Denis Villeneuve (“A Chegada” e “Blade Runner 2049”). A data de estreia ainda não foi divulgada.

Em entrevista para o site Yahoo!, no fim do ano passado, Villeneuve disse que seu filme não deve ter semelhanças com a versão realizada por David Lynch em 1984.

Brian Herbert é um dos os envolvidos na produção do filme e faz atualizações quase todas as semanas sobre o andamento da obra em seu perfil no Twitter (@DuneAuthor).

Ele também é responsável por escrever sequências para o universo de “Duna” ao lado do escritor Kevin J. Anderson.

 

LEIA MAIS

Terremotos e mutantes são temas de ficção científica premiada

Conheça livros de ficção científica adaptados para telas em 2018

Conheça obras de ficção que ajudam a entender a ciência de Hawking

 

Fale com o blog: scifiblogfolha@gmail.com

Acesse o blog também pelo link folha.com/scifi