Veja a lista de finalistas do prêmio Hugo de melhor romance de 2018

Os finalistas do prêmio Hugo de 2018 foram anunciados no sábado (31). Concedido desde 1953, a honraria é voltada para trabalhos de destaque em ficção científica e fantasia publicados em língua inglesa.

Neste ano, a categoria de melhor romance foi dominada por séries literárias. Dos seis livros indicados, três fazem parte de séries. Essa é a principal categoria, capaz de impulsionar obras e tornar os autores conhecidos em outros países.

Nomes novos foram raros nesta edição. Quatro escritores finalistas deste ano já ganharam pelo menos uma vez o prêmio. Entre eles está N. K. Jemisin, autora de “A Quinta Estação” (editora Morro Branco), da saga “Terra Partida”.

Ela venceu as duas últimas edições da premiação e é uma das favoritas para 2018. Desta vez, ela concorre com o último volume da série, “The Stone Sky” (inédito em português).

Nenhum dos romances finalistas foi publicado no Brasil ainda, mas alguns deles têm chance de chegar ao país até 2019. As obras podem ser encontradas na língua original em livrarias brasileiras.

O prêmio será entregue no dia 19 de agosto, durante a 76º Convenção Mundial de Ficção Científica (World Science Fiction Convention), em San José, Califórnia (EUA).

Conheça abaixo um pouco mais dos livros indicados.

 

The Collapsing Empire (O Império em Colapso), de John Scalzi

Este é o primeiro volume da série “Interdependency”, de John Scalzi, autor de “Guerra do Velho” e “Encarcerados” (Aleph). Na história, a humanidade descobriu uma nova forma para viajar longas distâncias pelo universo, o que possibilitou a colonização de outros planetas.

Um defeito no mecanismo que torna possível as viagens espaciais pode encerrar um período glorioso da humanidade e isolar as comunidades espalhadas pelo cosmos.

Scalzi é um dos principais autores do gênero na atualidade e já recebeu o prêmio Hugo em 2013 pelo romance “Redshirts”, ainda não publicado no Brasil.

 

The Stone Sky (O Céu de Pedra), de N.K. Jemisin

Terceiro e último volume da série “Terra Partida”, que segue a história de uma orogene, mutante com poderes de controlar vulcões e terremotos, na busca por sua filha.

Jemisin foi a vencedora do prêmio de melhor romance em 2016 e 2017 com os livros anteriores da série, “A Quinta Estação” (editora Morro Branco) e “The Obelisk Gate” (O Portão do Obelisco), que deve ser lançado ainda em 2018 no Brasil pela mesma editora.

Já “The Stone Sky” deve ser publicado no país em 2019, segundo a Morro Branco.

A série será adaptada para televisão pelo canal TNT. A data de lançamento ainda não foi divulgada.

 

New York 2140 (Nova York, 2140), de Kim Stanley Robinson

No futuro, as mudanças climáticas deixaram Nova York praticamente submersa pelo aumento do nível dos oceanos. As ruas se tornaram canais e os prédios viraram ilhas. É neste cenário que se desenvolve uma das aventuras de maior sucesso de 2018.

Para ler a obra em português, porém, o leitor vai ter de esperar. Robinson nunca foi publicado no Brasil.

 

Provenance (Procedência), de Ann Leckie

Política e conflitos interestelares são os motes desse romance ainda não publicado em português. Ann Leckie, porém, é veterana na ficção científica.

Em 2014, ela venceu o Hugo com “Ancillary Justice” (Justiça Ancilar), primeiro volume de uma série de sucesso nos EUA. A editora Aleph vai lançar o livro no Brasil na segunda quinzena de abril.


Raven Stratagem (Manobra do Corvo), de Yoon Ha Lee

Neste romance de guerra espacial, um general morto há tempos retorna à vida ao tomar o corpo de um jovem militar com a ajuda de tecnologias exóticas. O livro é o segundo volume da série “Machineries of Empire” (Maquinário do Império), inédita no Brasil.

 

Six Wakes (Seis Inícios), de Mur Lafferty

A tripulação de uma nave espacial distante da Terra está sendo assassinada. A cada morte, um novo clone da vítima acorda para substituí-la. Cabe ao grupo de clones desvendar esse mistério antes que novas mortes prejudiquem a missão da equipe.

Esta é a primeira vez que a escritora americana é indicada ao Hugo de melhor romance.

 

LEIA MAIS

Autor de ‘Duna’ ganha parque em sua homenagem nos EUA

Terremotos e mutantes são temas de ficção científica premiada

Conheça livros de ficção científica adaptados para telas em 2018

Conheça obras de ficção que ajudam a entender a ciência de Hawking

 

Fale com o blog: scifiblogfolha@gmail.com

Acesse o blog também pelo link folha.com/scifi