Almanaque inspirado em “Jogador Nº 1” é guia da cultura pop dos anos 1980
A história de “Jogador Nº 1” é sobre o passado ou o futuro? Quem assistiu ao filme de Steven Spielberg, ou leu o livro homônimo de Ernest Cline (editora LeYa), pode ter ficado com essa dúvida.
A narrativa se passa no ano de 2044, em um cenário no qual um jogo de realidade virtual chamado Oasis se torna onipresente. Quando James Halliday, criador do jogo, morre, tem início uma competição pelo controle da plataforma.
Acompanhamos então o jovem Wade Watts num concurso para ver quem sabe mais sobre a cultura pop dos anos 1980, período favorito de Halliday e fonte principal das referências que usou para montar a competição.
O livro, lançado em português em 2015, é a inspiração para o “Almanaque Jogador Nº 1”, que a editora LeYa lança neste mês pelo selo LeYa/Omelete.
Montado como um guia para consultas rápidas, o almanaque traz textos curtos sobre filmes, séries de TV, e jogos da época que fazem sucesso até hoje. O volume conta ainda com um índice detalhado no final que permite a busca por palavras.
Os resumos não estão restritos a obras de ficção científica, como “Star Wars” e “Star Trek”. Há também, por exemplo, informações sobre o trabalho do americano John Hughes (1950-2009), que dirigiu filmes como “Curtindo a Vida Adoidado” (1986) e “Clube dos Cinco” (1985).
Personalidades, personagens e músicas que marcaram o período (ouça a playlist com as músicas citadas no livro abaixo) têm seções próprias no livro, com descrições e curiosidades.
Segundo Fernanda Cardoso, editora responsável pela publicação, a ideia surgiu de sua própria experiência de ler “Jogador Nº 1”.
“Quando passava por um trecho da obra que mencionava referências que eu não conhecia, tinha muita curiosidade para saber o que era e o porquê da escolha de Cline”, conta Fernanda. “Ter um almanaque ao lado para explicar todas elas poderia tornar a leitura ainda mais completa.”
O Almanaque, escrito pelo jornalista Fábio Kataoka, mira não só leitores e fãs do livro, mas também os que se interessam pela década de 1980, de acordo com a editora.
Grande parte das informações compiladas nele podem ser encontradas na internet com facilidade — sinal dos tempos — , mas ter o exemplar impresso na mão deve auxiliar quem não quer parar a leitura para fazer uma pesquisa sobre o escritor de ficção científica Robert A. Heinlein, por exemplo, e terminar assistindo a vídeos de gatinhos.
ALMANAQUE JOGADOR Nº 1
AUTOR Fábio Kataoka
EDITORA Leya/Omelete
QUANTO 39,90 (224 págs.)
LEIA MAIS
Empresa cria traje inteligente igual ao usado no filme ‘Jogador Nº 1’
Veja a lista de finalistas do prêmio Hugo de melhor romance de 2018
Viagens no tempo ajudam a contar história sobre escravidão em livro
‘2001- Uma Odisseia no Espaço’ será exibido em mostra no MIS
Fale com o blog: scifiblogfolha@gmail.com
Siga o Instagram: @scifiblog
Acesse também pelo link folha.com/scifi