Plataforma oferece mais de 150 filmes curtos e séries sci-fi gratuitamente
A Dust, plataforma americana de filmes e séries de ficção científica, já possui mais de 150 obras cinematográficas disponíveis em seus canais no Youtube e no Facebook –e todas podem ser assistidas gratuitamente.
Filmes curtos são o principal foco do projeto, que faz curadoria de conteúdo pronto para ser acrescentado ao canal e ainda produz peças originais.
A maioria das obras explora temas como o futuro e as implicações do uso da tecnologia.
O curta-metragem “Rise” (2016), do diretor David Karlak, que tem no elenco os atores Anton Yelchin (“Star Trek”) e Rufus Sewell (“The Man in the High Castle”), conta o início de uma guerra entre humanos e robôs dotados de inteligência artificial (veja abaixo). O filme já tem quase 700 mil visualizações.
Outros temas também estão nas obras do catálogo da plataforma. Na série de animação “Afrofuturism”, por exemplo, a representatividade dos negros na ficção científica é revista e analisada.
Animações, aliás, estão entre os vídeos mais atraentes da Dust, que possui filmes de comédia, drama, terror e ação. As obras, porém, ainda não possuem legendas em português.
A série “Automata” (veja o trailer abaixo) é uma das produções mais recentes depositadas na plataforma. A história mostra a convivência turbulenta entre robôs sencientes e humanos na Nova York dos anos 1930. O programa, dirigido pelo jovem cineasta americano Van Alan, contou com financiamento coletivo para ser filmado.
O esforço da Dust em mostrar a diversidade da ficção científica parece ter alcançado sucesso, e os números mostram isso: alguns vídeos da plataforma já superaram 1 milhão de visualizações. O canal tem novas produções disponíveis semanalmente.
LEIA MAIS
Autora de origem nigeriana estreia no Brasil com ficção afrofuturista
Pesquisador defende que sci-fi atual nasceu com Reforma Protestante
Mulheres dominam sociedade com choques elétricos em ficção distópica
Peça em cartaz em SP atualiza temas clássicos de ficção científica
Fale com o blog: scifiblogfolha@gmail.com
Siga o Instagram: @scifiblog
Acesse também pelo link folha.com/scifi