Série de vídeos explora relações entre ficção científica, história e ciência

Quanto de ficção científica há na ciência produzida atualmente? Para alguns estudiosos, é da ficção que parte todo o impulso para inovações no laboratório que mudam a forma como vivemos.

“Todo trabalho científico começa com o cientista pensando ‘e se…’, então toda a ciência começa com a imaginação”, diz Andy Weir, autor de “Perdido em Marte”, em um dos vídeos da série “Science And Sci-fi”, lançada na quarta-feira (2) e disponível gratuitamente no Youtube.

Produzido pelo site de notícias americano Vice News, o programa, composto por sete episódios curtos, entrevista especialistas e autores do gênero para entender melhor as relações entre a ficção científica e a sociedade contemporânea. Os vídeos estão disponíveis apenas em inglês.

Com um tempo total de 12 minutos, a série mostra como a ficção científica se tornou também um relato da história enquanto autores imaginavam dispositivos que posteriormente viriam a ser produzidos em larga escala. Os celulares e a internet são provas de como o fluxo de ideias entre ficção e ciência caminha nos dois sentidos.

O escritor britânico Arthur Clarke, por exemplo, chegou a propor a comunicação amparada por um sistema de satélites antes que os cientistas começassem a trabalhar na ideia.

Um conto de Clarke de 1964, “Dial F For Frankenstein” (“Disque F para Frankenstein”, publicado no Brasil no terceiro volume da coletânea de contos “Histórias de Robôs”, da editora L&PM Pocket), inspirou o cientista de computação britânico Tim Berners-Lee a inventar a World Wide Web em 1989, a rede de computadores sem a qual a internet não seria a mesma.

Os vídeos tratam ainda de temas quentes na área, como o uso da ficção científica para interpretar a política e o turismo espacial.

Veja a série completa neste link.

 

LEIA MAIS

Autora de origem nigeriana estreia no Brasil com ficção afrofuturista

Vídeo mostra bastidores de filme interativo de ‘Black Mirror’

Mulheres dominam sociedade com choques elétricos em ficção distópica

Plataforma oferece mais de 150 filmes curtos e séries sci-fi gratuitamente

 

Fale com o blog: scifiblogfolha@gmail.com

Siga o Instagram: @scifiblog

Acesse também pelo link folha.com/scifi

Erramos: o texto foi alterado

Uma versão anterior deste texto afirmava que Tim Berners-Lee havia inventado a internet em 1989. Ele criou, na verdade, a World Wide Web nesse ano.