Pombos vão de praga urbana a heróis na animação brasileira ‘Tito e os Pássaros’
O longa-metragem de animação brasileiro “Tito e os Pássaros” (leia a crítica aqui), atualmente em cartaz nos cinemas, é mais uma prova de que o país pode fazer ficção científica sem perder a brasilidade.
Não vi o filme ser vendido por aí como tal, mas há cientistas, há invenções e há a palavra ornitólogo –não consigo não classificar como uma obra sci-fi. E é um exemplar dos bons, do tipo que usa a especulação de realidades alternativas ou do futuro para fazer uma crítica da sociedade atual.
A história é a seguinte: o mundo está sendo tomado por uma epidemia de medo, um medo crônico que faz as pessoas se encolherem até virarem pedra. Acredita-se que os pássaros sejam os responsáveis por espalhar a doença, principalmente as odiadas pombas.
É aí que entra Tito, filho de um cientista que está estudando uma forma de resolver a situação usando a ajuda das próprias aves.
O medo disseminado, que paralisa e cega as pessoas, é o principal obstáculo que a sociedade retratada na narrativa deve superar. O pai de Tito, Dr. Rufus, alerta o filho ainda no início do filme: “O medo pega pelas ideias”.
Com o desenrolar da história, fica claro a quem serve espalhar o medo nessa sociedade e quão rentável ele pode ser. Estimular o temor através de notícias falsas e reprodução de discurso pode ser uma ferramenta de controle mais poderosa e sutil do que a repressão que vemos em livros como “1984”, do britânico George Orwell, ou “Nós”, do russo Yevgeny Zamyatin.
“Tito”, que é dirigido pelos brasileiros Gabriel Bitar, André Catoto e Gustavo Steinberg, leva essa reflexão para as salas de cinema, ao mostrar um jornalista sensacionalista e oportunista que usa sua influência para amedrontar as pessoas e fazer mais dinheiro com isso.
De um jeito bem brasileiro, e com vozes de Denise Fraga e Matheus Nachtergaele, o filme acaba por mostrar que é possível voltar um pouco no tempo e atenuar alguns dos males que a rápida ascensão das tecnologias de informação causaram na humanidade.
LEIA MAIS
Saiba onde ouvir transmissão de rádio que deixou EUA em pânico
Principal escritor chinês de ficção científica chega aos cinemas
Livro sobre história da ficção científica ganha audiobook
Comédia sci-fi de Jordan Peele chega ao streaming em fevereiro
Fale com o blog: scifiblogfolha@gmail.com
Curta a página: facebook.com/scifiblogfolha
Acesse também pelo link folha.com/scifi