Autora Brasileira cria universo com robôs ultra-avançados em novo livro

Robôs que limpam a casa, empilham coisas ou executam qualquer tarefa pré-programada não são novidade, mas em “O Fantasma da Máquina” (ed. Plutão Livros), livro de estreia da brasileira Gabriela S. Nascimento, 31, a autora imagina um mundo no qual androides ficam tão parecidos com os humanos que um único robô começa a empreender um tipo de escalada evolutiva.

Essa é a história de Alex, uma máquina criada para imitar uma jovem humana de maneira impecável, comprada por um político rico de Aurora, uma ilha isolada imaginada onde a história se passa, para ser a companhia de seu filho solitário.

Quando Kris, o dono de Alex, morre, a robô começa a experimentar uma transformação que a vai tornando cada vez mais humana –sem que chegue de fato a ser.

As aventuras de Alex por Aurora incluem até a passagem por um prostíbulo onde os robôs são a principal atração. Para Gabriela, que conta gostar de ler histórias de autores como Philip K. Dick, Isaac Asimov e Arthur C. Clarke desde a infância, se algum dia viermos a ter robôs tão avançados, um bordel robótico seria uma das primeira coisas que os humanos fariam com eles.

Mapa de Aurora, ilha fictícia onde se passa a história de “O Fantasma da Máquina” (foto: Bruno Müller e Paula Cruz)

Com dois contos publicados antes do romance, Gabriela diz que o rascunho de “O Fantasma” foi sua primeira produção pensada para publicação. Depois de um tempo engavetada, a história foi ressuscitada pela escritora e ganhou vida em formato digital. Ainda bem, o romance é mais uma prova da força que a ficção científica nacional tem alcançado e não fica para trás de lançamentos americanos que fazem sucesso pelo Brasil.

Gabriela acerta no tema, um dos assuntos mais relevantes dentro da ciência atualmente, mas também agrada pela narrativa, que foge de clichês estrangeiros e dá um enfoque humano sobre o que está acontecendo com Alex.

Androides ultra-avançados estão em livros e filmes de sucesso, mas vão se tornar realidade? A autora diz acreditar que os robôs ficarão cada vez menores e não serão tão semelhantes aos humanos, como na narrativa que criou. “Acho fascinante, mas ao mesmo tempo tenho um pouco de medo [de androides]”, conclui.

O livro está disponível apenas em formato digital.

Imagem da capa de “O Fantasma da Máquina”, de Gabriela S. Nascimento (foto: Divulgação/Paula Cruz)

O FANTASMA DA MÁQUINA

Autora Gabriela S. Nascimento

Editora Plutão Livros

Quanto R$ 7,90 (e-book)

 

LEIA MAIS

Saiba onde ouvir transmissão de rádio que deixou EUA em pânico

Pombos vão de praga urbana a heróis em ‘Tito e os Pássaros’

Compositor de ‘Star Wars’ e ‘Jurassic Park’ tem obra reunida em álbum

Escolas de samba de SP levam ficção científica para desfiles

 

Fale com o blog: scifiblogfolha@gmail.com

Curta a página: facebook.com/scifiblogfolha

Acesse também pelo link folha.com/scifi