Série ‘The Orville’ tem viagens espaciais com crítica social e humor

Anunciada inicialmente como uma sátira de “Star Trek”, “The Orville” chegou à segunda temporada (atualmente no ar nos EUA) mostrando que é muito mais do que uma cópia bem-humorada de um clássico.

Criada e estrelada pelo humorista americano Seth MacFarlane, também responsável pela animação “Family Guy”, a série conta as aventuras interplanetárias de um grupo de especialistas da Orville, nave de porte médio da União Planetária –equivalente à Federação Unida dos Planetas no universo de “Jornada nas Estrelas”.

Logo no início do programa, O capitão Ed Mercer (MacFarlane) descobre a traição de sua então esposa, a também oficial Kelly Grayson (Adrianne Palicki), com um ET azul. Os dois se separam, mas acabam dividindo a Orville alguns anos depois. Receita que favorece a mistura de drama e comédia.

A cada episódio, a série conta uma grande aventura da tripulação, mas uma narrativa maior vai sendo construída enquanto conhecemos melhor os personagens.

O visual é impecável e os efeitos especiais não decepcionam, mas o triunfo de “The Orville” está, sem dúvidas, nas piadas e nas críticas sociais.

Ainda na primeira temporada, que estreou em 2017 nos Estados Unidos, o programa apresentou temas como gênero, fundamentalismo religioso, intolerância e dependência das redes sociais. Para isso, os roteiristas criaram variados planetas onde extraterrestres humanoides vivem situações parecidas com as que enfrentamos por aqui.

É como se a série expandisse e atualizasse o universo tão cuidadosamente criado por “Star Trek” em anos de sucesso. As referências ao clássico são constantes e talvez por isso mesmo, por estar sobre os ombros de um gigante, “The Orville” esteja entre as melhores séries de ficção científica da atualidade.

Veja o trailer da primeira temporada do programa abaixo.

No Brasil, a série estreou em junho de 2018 no canal FX. A segunda temporada, porém, não tem previsão de estreia, de acordo com a assessoria do canal. “The Orville” também não está disponível em serviços de streaming.

Mas a espera dos fãs brasileiros deve valer a pena. Veículos estrangeiros especializados em ficção científica já declararam que a série engrossa o caldo na segunda etapa, tratando de assuntos de ciência de maneira mais profunda.

Orville, aliás, é o nome de um dos irmãos Wright, que disputam até hoje o título de inventores do avião com o brasileiro Santos Dumont.

A música tema de “The Orville” já está na playlist com composições que marcaram a ficção científica do blog. Ouça abaixo.

 

LEIA MAIS

Autora Brasileira cria universo com robôs ultra-avançados em livro

Ouça playlist com músicas que marcaram a ficção científica

Compositor de ‘Star Wars’ e ‘Jurassic Park’ tem obra reunida em álbum

Escolas de samba de SP levam ficção científica para desfiles

 

Fale com o blog: scifiblogfolha@gmail.com

Curta a página: facebook.com/scifiblogfolha

Acesse também pelo link folha.com/scifi