Obra sci-fi de autor de ‘As Crônicas de Nárnia’ une religião a exploração espacial

O escritor e professor de literatura irlandês C. S. Lewis (1898-1963) é mundialmente conhecido por “As Crônicas de Nárnia”, obra na qual conta as viagens dos irmãos Pevensie entre nosso mundo e uma terra fantástica. Menos populares, mas igualmente representativos do pensamento do escritor, são os três livros de ficção científica que compõem a “Trilogia Cósmica”, que ganha nova edição em português neste mês pela editora Thomas Nelson Brasil.

No primeiro volume da obra, publicado originalmente em 1938, o linguista Elwin Ransom é sequestrado por um físico e levado até Marte. Ali, interage com os moradores locais e expande suas concepções religiosas. O personagem principal teria sido inspirado em J. R. R. Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis” e amigo próximo de Lewis.

Integram a trilogia os livros “Além do Planeta Silencioso” (1938), “Perelandra” (1943) e “Aquela Fortaleza Medonha” (1945).

Antes de encarar qualquer obra do escritor é preciso saber que tudo que ele produziu na idade adulta dizia respeito ao cristianismo.

Convertido tardiamente ao anglicanismo, Lewis ficou famoso no Reino Unido após apresentar um programa de rádio que foi ao ar durante a Segunda Guerra Mundial e no qual comentava sobre ideias centrais do cristianismo. A coletânea de preleções se tornou mais tarde o livro que foi publicado no Brasil com o título de “Cristianismo Puro e Simples” (“Mere Cristianity”, no original).

Embora conservadores protestantes atualmente considerem Lewis um pensador da religião, as ideias do britânico nunca foram vistas como o padrão nessa área. A “Trilogia Cósmica”, por exemplo, é um dos ápices do uso de uma lógica totalmente fora do convencional para analisar a fé cristã –assim como foi “Nárnia”.

Ler a obra não vai tornar o leitor mais ou menos cristão, mas vai apresentá-lo um pensador lúcido que muitas vezes tem suas ideias enclausuradas por religiosos. Lewis era um acadêmico com interesses em diversas áreas –da pré-história à mecânica quântica. Conceitos científicos podem ser encontrados de maneira esparsa em escritos do irlandês, e esses livros trazem a oportunidade de mergulhar nesse mundo.

Capa da nova edição brasileira de “Além do Planeta Silencioso”, primeiro livro da “Trilogia Espacial”, de C. S. Lewis (foto: divulgação)

TRILOGIA CÓSMICA (ALÉM DO PLANETA SILENCIOSO, PERELANDRA E AQUELA FORTALEZA MEDONHA)

AUTOR C. S. Lewis

TRADUTOR Carlos Caldas

EDITORA Thomas Nelson Brasil

QUANTO R$ 49,90 (“Além do Planeta Silencioso” e “Perelandra”); e 69,90 (“Aquela Fortaleza Medonha”)

 

LEIA MAIS

Autora Brasileira cria universo com robôs ultra-avançados em livro

Ouça playlist com músicas que marcaram a ficção científica

Compositor de ‘Star Wars’ e ‘Jurassic Park’ tem obra reunida em álbum

Escolas de samba de SP levam ficção científica para desfiles

 

Fale com o blog: scifiblogfolha@gmail.com

Curta a página: facebook.com/scifiblogfolha

Acesse também pelo link folha.com/scifi

Siga a playlist do Sci-Fi no Spotify: