Conheça filmes e livros de ficção científica que retratam crises políticas
Obras de fantasia são um recurso rico para autores que querem dizer algo de maneira sutil. Na ficção científica, o uso de realidades alternativas e grandes catástrofes dá à narrativa a possibilidade de tratar indiretamente de assuntos que dizem respeito ao nosso mundo real.
Ao longo dos anos esse tipo de ficção vem falando sobre temas que vão muito além da ciência e da tecnologia.
Na seleção abaixo, estão algumas obras nas quais tecnologias avançadas, invasões alienígenas e realidades paralelas são usadas para escancarar crises políticas e sociais.
Pantera Negra
A briga pelo trono de Wakanda, país fictício e ultra-tecnológico da África, fica acirrada após a morte do rei T’Chaka. A instabilidade na qual o país é jogado pode fazer o vibranium, metal fictício do universo de quadrinhos da Marvel, cair em mãos erradas. O metal é o mais procurado da terra e foi usado para fazer o escudo do Capitão América e a roupa do próprio Pantera Negra, encarnado no filme pelo filho de T’Chaka, o príncipe T’Challa.
DIRETOR Ryan Coogler
ANO 2018
ONDE ASSISTIR Google Play Filmes, YouTube Filmes e iTunes
O Fruto do Vosso Ventre
O governo tecnocrata de um país-ilha luta para manter o equilíbrio populacional da nação, que corre risco de desabastecimento de comida e energia. Com medidas absurdas, os burocratas desse governo passam a controlar a vida dos cidadãos nas áreas mais íntimas. O livro foi o vencedor do prêmio Jabuti de melhor romance do ano de 1977.
AUTOR Herberto Sales
EDITORA Civilização Brasileira (atualmente o livro está esgotado, mas é possível encontrá-lo em lojas de livros usados)
V de Vingança
Um governo totalitário se instala na Inglaterra após uma guerra mundial. Nesse cenário distópico, um militante pela liberdade, conhecido apenas como V, abala as estruturas da ordem estabelecida com táticas terroristas e começa a ganhar aliados. Nos protestos de 2013 no Brasil, o personagem do filme foi uma das inspirações dos manifestantes (veja as fotos abaixo).
DIRETOR James McTeigue
ANO 2005
ONDE ASSISTIR Google Play Filmes, YouTube Filmes
Distrito 9
Alienígenas chegam à Terra e se acomodam na África do Sul. A tática do governo é a de segregar, criando espaços separados para humanos e alienígenas. A estratégia, que gera um caos social, faz alusão ao Apartheid, regime de segregação racial que foi implementado na África do Sul e durou dos anos 1940 até a década de 1990.
DIRETOR Neill Blomkamp
ANO 2009
ONDE ASSISTIR Google Play Filmes, YouTube Filmes
O Homem do Castelo Alto
O livro escrito por Philip K. Dick em 1962 mostra uma realidade alternativa, na qual as forças Aliadas (Estados Unidos, União Soviética, Reino Unido e outros) perderam a Segunda Guerra Mundial. Os Estados Unidos são divididos e Alemanha nazista e Japão controlam pedaços do país. O livro foi adaptado para a TV pelo Prime Video (Amazon) e está atualmente em sua terceira temporada.
AUTOR Philip K. Dick
TRADUTOR Fábio Fernandes
EDITORA Aleph
QUANTO R$ 46 (304 págs.)
LEIA MAIS
Érico Veríssimo usou imortal para contar história do Brasil
Viola Davis prepara série de TV baseada em livro de Octavia Butler
Obra sci-fi de autor de C. S. Lewis une religião a exploração espacial
Veja cinco obras para conhecer a ficção científica brasileira atual
Fale com o blog: scifiblogfolha@gmail.com
Curta a página: facebook.com/scifiblogfolha
Acesse também pelo link folha.com/scifi
Siga a playlist do Sci-Fi no Spotify: