Conceitos de física guiam aventura espacial em livro sci-fi de João Carlos Marinho

O escritor João Carlos Marinho, morto no mês passado, também deixou sua contribuição para a ficção científica brasileira. Em “O Disco 1 – A Viagem” (1996), o autor leva a Turma do Gordo, grupo de amigos que aparece em algumas de suas obras mais famosas, para o espaço.

A aventura começa com uma viagem a Monte Verde (MG), cidadezinha tranquila de interior onde a turma encontra um arbusto alienígena. O contato gera uma briga e, logo após, a turma e o arbusto (apelidado pelo grupo de Zé-folha) são sequestrados por uma nave espacial.

A trama infanto-juvenil, especialidade de Marinho, consegue fazer uma ponte entre o que se aprende na escola e os conhecimentos necessários para uma aventura no espaço.

Ainda no início da história, quando a turma de amigos está em choque com a forma como comida e sujeira aparecem e desaparecem dentro do veículo repentinamente, surge uma discussão sobre a natureza da luz, que pode se comportar como partículas de matéria ou ondas de energia, dependendo da situação.

A natureza dual da luz não é coisa simples de se entender, mas fica bem ilustrada no livro para um estudante que se depara com o conceito pela primeira vez, por exemplo.

“A matéria é igual à luz, pode ter as suas partículas separadas em ondas e depois unidas novamente”, comenta doutor Marcelo, o pai do Gordo, enquanto o grupo discute os princípios de funcionamento da nave.

Mais para o final do livro, em um momento decisivo, o próprio Gordo usa seus conhecimentos de gravidade para vencer uma batalha contra alienígenas. Sua estratégia é enfrentar os oponentes em uma zona com gravidade zero. Sem gravidade, todos ficariam com o mesmo peso (zero, no caso), e, como os inimigos eram maiores do que os humanos, as chances de vitória aumentariam.

Em uma narrativa simples e cativante, o autor mostra que aprender ciência e especular com os conhecimentos que essa área traz pode ser útil e até divertido.

O livro tem uma continuação (“O Disco 2 – A Catástrofe do Planeta Ebulidor”), publicada em 1998.

Capa do livro “O Disco 1 – A Viagem”, de João Carlos Marinho (foto: divulgação)

O DISCO

AUTOR João Carlos Marinho

EDITORA Global

QUANTO R$ 45 (128 págs.)

 

LEIA MAIS

Érico Veríssimo usou imortal para contar história do Brasil

Viola Davis prepara série de TV baseada em livro de Octavia Butler

Obra sci-fi de autor de C. S. Lewis une religião a exploração espacial

Conheça filmes e livros de ficção científica que mostram crises políticas

 

Fale com o blog: scifiblogfolha@gmail.com

Curta a página: facebook.com/scifiblogfolha

Acesse também pelo link folha.com/scifi

Siga a playlist do Sci-Fi no Spotify: