De Britney Spears a Pabllo Vittar, veja videoclipes inspirados no universo sci-fi

A virada do milênio empolgava e causava algum medo no ano 2000, quando a cantora americana Britney Spears não foi nada inocente e lançou “Oops!…I Did It Again”, música que veio acompanhada de um dos vídeos mais icônicos do pop mundial.

O filme mostra a cantora cantando em Marte envolvida por um cenário futurista e tecnológico. Era exatamente o que as pessoas queriam ver naquele momento.

Naves espaciais, clones, robôs e outras referências do universo sci-fi estão presentes nos vídeos de música pop muito antes de Cher se perguntar se poderia voltar no tempo. Mas foi a partir dos anos 2000 que a onda pegou de vez.

Até o cyberpunk, vertente da ficção científica que agora começa a ganhar mais destaque até no Brasil e mistura distopia e tecnologias ultra-avançadas, chegou à música pop. No vídeo de “…Ready for It” (2018), Taylor Swift encontra uma versão robótica e superpoderosa de si mesma presa em um cubo transparente que neutraliza as investidas da cópia.

Nesse cenário catastrófico e futurista, a cantora anuncia: “que os jogos comecem”, tratando o amor romântico e as agruras da vida como uma competição.

A mesma vertente está em “Spice Up Your Life”, das Spice Girls. No vídeo de 1997, as cantoras pilotam carros voadores e dançam para animar uma cidade futurista e cinza. O cenário lembra Blade Runner, filme de Ridley Scott lançado em 1982 que é ícone do cyberpunk.

A americana Katy Perry é uma das celebridades da atualidade que mais tem explorado o universo sci-fi em sua música. “E.T”, de 2010, é o exemplo mais imediato. No vídeo, vemos um planeta destruído e a cantora, devidamente fantasiada, vive uma alienígena que implora por amor.

Em “Chained To The Rhythm”, de 2017, Katy vai a um parque de diversões tecnológico para criticar manias modernas como as redes sociais. O visual chega a lembrar alguns episódios da série “Black Mirror”, da Netflix, com cenas absurdas e coloridas ao mesmo tempo.

A obsessão amorosa é o tema de “365” (2019), música que a cantora gravou com Zedd. No filme, Katy se torna um robô humanoide dotado de inteligência artificial que passa por testes nas mãos de cientistas. Algo dá errado no projeto e o robô vai se tornando cada vez mais obcecado pelo humano que acompanha.

O roteiro do vídeo pode ter sido inspirado pelo filme “Ex_Machina”, sucesso de 2015 do diretor britânico Alex Garland que colaborou para que a discussão sobre inteligência artificial se expandisse para fora da academia.

Assunto central na ficção científica, as viagens espaciais também já fizeram a cabeça da galera do pop.

Na abertura do vídeo de “Buzina” (2019), de Pabllo Vittar, vemos uma nave espacial cortar o céu. Logo em seguida, a drag queen mais famosa do Brasil aparece falando como uma comissária de bordo, preparando os passageiros para uma viagem. Ao chegar a um planeta que parece ter saído de um dos episódios da série clássica “Star Trek”, a artista dança e interage com os alienígenas.

“Star Wars” é a referência principal de “Break Free”, música de Ariana Grande de 2014. As letras grandes com um fundo de estrelas que correm pela tela são uma referência direta aos filmes da série sci-fi de cinema. Após a introdução, a cantora surge como uma guerreira espacial.

É impossível rastrear ou tentar medir o tamanho exato do impacto que a ficção científica teve na música pop nas últimas décadas. Enquanto as narrativas do gênero floresciam na literatura e no cinema, a tecnologia e o conhecimento científico ganharam um espaço de destaque na sociedade contemporânea. Em menor ou maior escala, os vídeos que seguem essa linha refletem as transformações recentes.

Como outras obras do gênero, elas cumprem o papel de colocar em pauta a discussão de temas como o avanço da tecnologia, a digitalização das relações sociais e o futuro da exploração espacial, levando para mais pessoas os assuntos debatidos dentro dos laboratórios de ciência.

Os vídeos inspirados em ficção científica citados no texto estão reunidos na playlist criada pelo blog.

 

LEIA MAIS

Érico Veríssimo usou imortal para contar história do Brasil

Física guia aventura espacial em livro sci-fi de João Carlos Marinho

Obra sci-fi de autor de C. S. Lewis une religião a exploração espacial

Conheça filmes e livros de ficção científica que mostram crises políticas

 

Fale com o blog: scifiblogfolha@gmail.com

Curta a página: facebook.com/scifiblogfolha

Acesse também pelo link folha.com/scifi

Siga a playlist do Sci-Fi no Spotify: