Novo ciclo de cinema em SP tem início com debate sobre ‘Matrix’ e Descartes

O curso de cinema e audiovisual da ESPM SP inaugura, no dia 10 de junho (segunda-feira), o Cine Ciência, ciclo de debates sobre as influências da ciência e da filosofia no cinema.

Em sua estreia, o ciclo vai debater as relações entre o pensamento do filósofo francês René Descartes (1650) e o filme “Matrix” (1999), dirigido pelas irmãs Lana e Lilly Wachowski.

O filme é uma distopia cyberpunk, gênero de dentro da ficção científica que mostra um mundo futuro no qual tecnologias avançadas não trouxeram melhoria na qualidade de vida da população, que vive em condições precárias. Na história, o nerd da computação Neo (Keanu Reeves) passa a ter sonhos estranhos que o levam a questionar a realidade, fator que também esteve presente na obra de Descartes.

Efeitos visuais marcantes para a época, uma sequência com dois outros longa-metragens e uma série de desdobramentos em diversos formatos de mídia, tornaram “Matrix” uma das obras de ficção científica mais marcantes de nosso tempo e renovou as discussões filosóficas no cinema de gênero.

O debate, que vai contar com a presença do filósofo Marcos Amatucci, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da ESPM, e da coordenadora do curso de cinema e audiovisual da instituição, Gisele Jordão, tem entrada gratuita. As vagas, porém, são limitadas e as inscrições podem ser feitas neste link. O evento tem início às 14h.

 

CINE CIÊNCIA ESPM 

QUANDO 10 de junho (segunda-feira), das 14h às 17h

ONDE ESPM SP (rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana)

QUANTO Inscrições gratuitas

 

LEIA MAIS

De Britney Spears a Pabllo Vittar, veja videoclipes inspirados em sci-fi

Física guia aventura espacial em livro sci-fi de João Carlos Marinho

Obra sci-fi de autor de C. S. Lewis une religião a exploração espacial

Livro mostra passado de personagens da série ‘Stranger Things’

 

Fale com o blog: scifiblogfolha@gmail.com

Acesse também pelo link folha.com/scifi

Siga a playlist do Sci-Fi no Spotify: